Como fazer a baliza perfeita sem medo

Para motoristas de primeira viagem, ou até mesmo para aqueles mais experientes, a hora de estacionar o veículo, principalmente entre dois carros, costuma dar um friozinho na barriga. Por esse motivo, é muito comum as pessoas se questionarem sobre como fazer baliza — uma das manobras mais temidas no mundo automotivo.

Seja na hora de realizar a prova da autoescola ou na direção do dia a dia, muitos motoristas ficam apreensivos quando chega a hora de fazer a baliza.

Pensando em te ajudar a perder o medo e fazer a baliza perfeita, preparamos um passo a passo fácil para você tirar de letra esse momento. Continue a leitura para ficar por dentro!

Variações de baliza

Antes de ensinar a como fazer a baliza perfeita, é importante ressaltar que existem diferentes variações de baliza: 

  • Baliza para estacionar em determinada vaga na rua (entre dois carros) — que você precisa aprender para passar na prova do Detran; 
  • Baliza para estacionar em uma vaga de 45°;
  • Baliza para estacionar em uma vaga de 90°.

Para a maioria dos motoristas e para pessoas que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a primeira variação de baliza é a principal a ser aprendida e também a mais fácil de ser realizada. E é sobre ela que vamos falar neste conteúdo.

Como fazer uma baliza: passo a passo

Passo 1. Sinalização

Antes de mais nada, você deve sinalizar que fará a baliza. Para isso, dê a seta para o lado que pretende estacionar o veículo. 

Passo 2. Alinhamento do veículo

Depois de sinalizar a sua ação, é hora de começar a manobrar. Assim, o primeiro passo é alinhar o retrovisor do seu carro com o retrovisor do carro da frente da vaga que você desejar ocupar. 

Depois de fazer esse alinhamento, ande um pouquinho com o carro para frente, cerca de meio metro ou até menos é suficiente.

Passo 3. Estacionando o veículo

Com o veículo alinhado, é hora de engatar a ré e virar todo o volante para o lado da guia que você pretende estacionar. Feito isso, pise levemente no acelerador de modo que o carro vá entrando na vaga. 

Pare de acelerar quando a lanterna do carro estacionado à frente estiver alinhado com o meio da porta de passageiro do seu carro e, ao mesmo tempo, deve ser possível enxergar — através do retrovisor contrário ao lado da rua da vaga — o farol do carro que está atrás do seu. 

Passo 4. Finalização

Agora, basta virar completamente o volante para o lado contrário do qual você está estacionando o veículo. Feito isso, acelere suavemente o carro até que ele esteja ocupando completamente a vaga e alinhe as rodas do veículo, deixando o volante reto. Para finalizar, ande um pouquinho com o veículo para frente e desligue a seta.

Pronto, seguindo esse passo a passo você fará balizas perfeitamente e o melhor: sem levar muito tempo!

Quais são os 4 pontos da baliza?

Como mostrado no tópico anterior, há 4 pontos para fazer a baliza perfeita, os quais são recomendados pelo próprio Detran e pelos instrutores das autoescolas, veja a seguir:

  1. Sinalização com seta e braço;
  2. Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  3. Entrada e estacionamento na vaga;
  4. Finalização com alinhamento do carro.

Outro ponto que conta muito na hora de fazer a baliza na prova do Detran é manter a calma. Muitas pessoas, na tentativa de manobrar rapidamente, acabam cometendo erros primários — o que, em uma prova do Detran, pode custar a aprovação.

Portanto, seguindo de maneira cuidadosa o passo a passo descrito, é muito provável que sua manobra seja um sucesso, você perca o medo e aprenda, de uma vez por todas, a fazer a baliza perfeitamente.

Reprodução Baterias Moura