Conheça as tecnologias que deixam os carros mais seguros
É muito comum que na hora da compra de um veículo as pessoas perguntem sobre o ano, quilometragem, motorização, multimídia e até mesmo itens de conectividade. Entretanto, poucas pessoas buscam por itens que deixam os carros mais seguros.
Raramente vemos alguém preocupado sobre a presença do ACC – sigla para Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptativo), quantidade de airbags, controle de tração e estabilidade. Sistema Isofix ou Top tether para fixação de cadeirinha infantil, detector de ponto cego ou sistema de frenagem automática pós-colisão também ficam de fora.
Uma simples curva pode ser suficiente para colocar sua vida em risco. Estudos sobre acidentes realizados em todo o mundo provam que a derrapagem é uma das principais causas de acidentes graves e fatais.
Controle de tração e estabilidade
O controle de tração e estabilidade (ESP ou ASC) evita a derrapagem. Ele mantém o veículo estável e reduz o risco da perda de controle da direção. Por meio de intervenções seletivas de frenagem em cada roda (utilizando o ABS), o sistema produz força contrária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista.
Os novos projetos ou carros que sofreram grandes mudanças a partir de 2020 devem oferecer como item de série o controle de estabilidade. Este item de segurança será obrigatório para todos os carros e comerciais leves zero quilômetro vendidos no Brasil a partir de 2022.
Acoplada ao ESP, a tecnologia do assistente de subida em rampa (HSA – Hill Start Assist) auxilia o condutor nas partidas em aclives. Ele mantém o sistema de freio acionado por até 3 segundos enquanto se acelera o veículo. Mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás, como também redução no consumo de embreagem e de combustível.
Piloto automático adaptativo
O sistema de piloto automático adaptativo utiliza sensores e câmeras para identificar a velocidade e a distância do carro à frente. Conforme a velocidade estabelecida pelo motorista, o sistema detecta se há necessidade de andar mais devagar por conta da distância do carro à frente.
Numa situação na qual o piloto automático adaptativo esteja programado para andar a 120 km/h e o carro à frente estiver a 80 km/h, o carro diminuirá a velocidade automaticamente para manter uma distância segura. Quando houver espaço para acelerar ou não havendo um veículo à sua frente, o veículo buscará a velocidade programada de 120 km/h.
Por sua vez, a frenagem autônoma de emergência freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco.O recurso funciona entre 8 km/h e 80 km/h, e detecta veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira, caso o motorista não reaja.
Normalmente a câmera deste sistema pode ajudar o condutor numa frenagem de emergência. Caso o motorista perceba uma situação de perigo e pise no freio, mas o sistema entenda que a frenagem não será suficiente, o carro intensifica a força automaticamente.
Luzes de circulação diurna
Outro recurso recente são as luzes de circulação diurna (DRL – Daytime Running Light), que ligam automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, facilitando que o veículo seja visto por outros usuários da via durante sua circulação ou viagem.
Câmera de ré
A câmera de ré com visor na multimídia oferece mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras, principalmente trabalhando em conjunto com os sensores de estacionamento e alertas sonoros. Mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros, pedestres, animais, etc.
Isofix e proteção para crianças
Sistema que torna a cadeirinha do seu filho parte integrante do carro. Com ganchos ligados ao chassi do veículo, ele evita erros na instalação, situação comum quando se instalam cadeiras com o cinto de segurança e não são seguidas as indicações do fabricante.
O Top tether, ou ponto de ancoragem superior, é um gancho que se localiza no piso do porta-malas ou na parte traseira do banco. Este gancho de fixação da cinta superior da cadeirinha precisa estar firmemente preso ao gancho de ancoragem do automóvel, completando assim o sistema de fixação Isofix.
Frenagem automática
E não poderíamos deixar de falar sobre o sistema de frenagem automática pós-colisão que aciona os freios do carro quando percebe – por sensores de airbags – que houve uma batida. Pode ser acionado, também, em colisões dianteiras, evitando uma segunda colisão. Caso necessário, o motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento através do pedal do acelerador, permitindo controle total do veículo.
Viu só como a tecnologia pode ser aliada na segurança do veículo? Claro que o desafio dos fabricantes é encontrar a melhor combinação entre tecnologia e segurança a um custo aceitável para o veículo. Então, antes de comprar seu próximo carro, veja se realmente ele possui os melhores “acessórios” para sua segurança, da sua família e do trânsito com um todo.
Importante ressaltar: se seu carro possui equipamentos eletrônicos de segurança, mantenha a bateria sempre em boas condições. Opte por marcas e fornecedores de alta qualidade. Conte com o time AE Baterias para testar o sistema elétrico do seu veículo, entrega imediata em Fortaleza e Região, além de instalação grátis. Acesse nossa página de contato e fale com a gente!
Reportagem via Motor1.
Deixe uma resposta