Carro parado na quarentena? Conheça os cuidados necessários
Deixar seu carro parado por longos períodos exige cuidado especial com alguns itens. Algumas medidas simples e rápidas podem garantir a manutenção do bom funcionamento.
Muitos Estados do país permitiram que oficinas mecânicas permanecessem abertas durante a quarenta. Contudo, os serviços de manutenção devem ser utilizados apenas por veículos de emergência e por quem precisa sair de casa para trabalhar.
Se você faz parte da maioria da população que se enquadra no perfil de isolamento social, é importante tomar alguns cuidados com os veículos parados na garagem. Pensando nisso, preparamos algumas dicas simples para facilitar a rotina de cuidados.
Motor do carro e bateria
Calma, você não precisa fazer isso todos os dias. A General Motors, proprietária da Chevrolet no Brasil, recomenda que os veículos sejam ligados uma vez por semana por, no mínimo, dez minutos. Mas cuidado, se sua garagem for fechada, abra o portão ou leve o veículo para local arejado e isolado de outras pessoas.
Baterias que já estejam no final de sua vida útil, tendem a descarregar completamente quando o carro fica de dois a três dias desligado. Neste caso, você deve contratar equipe especializada para remover a antiga bateria e instalar uma nova.
A AE Baterias oferece serviços gratuitos de entrega, instalação e diagnóstico para clientes de Fortaleza e Região Metropolitana. Você pode comprar a bateria do seu carro sem sair de casa por Whatsapp ou aqui mesmo no nosso site.
Para carros com tecnologia híbrida, a BMW do Brasil recomenda cuidado extra: mantenha as baterias do veículo sempre carregadas, ou, pelo menos, acima de 50% da capacidade total.
Pneus sempre calibrados
Outra indicação da marca alemã e que deve ser aplicada a qualquer veículo, nacional ou importado, é manter os pneus calibrados no nível máximo indicado pelo fabricante. Este valor é chamado de “nível de carga”, normalmente usado quando o veículo roda carregado, e pode ser encontrado no manual do usuário.
Sempre de olho nos cuidados
Aos mais atenciosos com o carro, ou para quem possui mais de um veículo e quer diminuir os trabalhos com manutenção, existe a opção de desconectar a bateria. Assim, é possível aumentar sua vida útil. Mas atenção: com a bateria desconectada, funções como alarme, sistema de som e outros componentes elétricos ficam desligados. Esta prática só deve ser feita por mecânico profissional.
Fluidos e lubrificantes
Para que seu veículo funcione corretamente, é preciso manter óleo de motor e outros lubrificantes em dias. Viagens curtas, como ao supermercado ou farmácia, não são suficientes para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento e lubrifique todo o sistema.
Este tipo de uso tende a contaminar o óleo do motor com combustível. Mas, calma. Apenas durante a quarentena, essa prática não vai prejudicar seu carro e nem impedir que você o utilize.
Ao final da quarentena, visite seu mecânico de confiança e peça que avalie os óleos de motor, fluidos de direção, freio e arrefecimento. Se necessário, faça as trocas e tudo ficará bem.
Limpeza
Manter o carro limpo é sempre uma boa ideia. Se o seu ficará parado na garagem, uma boa opção é mantê-lo coberto com capa protetora, assim, a poeira sobre a pintura diminuirá.
Nada de sair de casa para levar o carro para lavar. Ligue para seu prestador de serviço de confiança ou busque um novo que faça a lavagem em domicílio. Muitas empresas já oferecem o serviço, sem necessidade de contato com a equipe, garantindo a proteção de todos.
Quando chegar a hora e seu carro puder voltar às ruas, lembre-se: basta tomar os mesmos cuidados já recomendados para quando se roda enquanto o motor está frio, evitando acelerações intensas e altas rotações até que o trem de força tenha atingido a temperatura ideal de funcionamento.
Via Revista Auto Esporte.
1 comentário