Partiu oficina: 5 problemas no que não podem ser resolvidos depois
Você já deve ter realizado alguma das manutenções preventivas do seu carro. Em geral, cada montadora estabelece para seus diferentes modelos um plano com prazos e quilometragens específicas para as revisões, de acordo com a durabilidade média dos componentes. Assim, se você faz uso mais intenso do veículo, precisa ficar ainda mais atento à manutenção.
No entanto, nem todos os problemas esperam ou estão previstos nas revisões. Alguns desses, inclusive, não podem ter seus consertos adiados e precisam ser encaminhados ao mecânico o mais rápido possível.
Os casos mais graves costumam ser indicados no painel de instrumentos, com luz específica, no manual do proprietário e, em veículos mais modernos, no computador de bordo ou central de multimídia.
Pensando nisso, preparamos uma lista de 5 problemas que não podem ser resolvidos depois e precisam da sua atenção imediata! Confira.
Cheiro de fumaça no interior do veículo
Mais comum em carros antigos ou que não receberam a devida manutenção, é comum que este problema esteja relacionado ao sistema de escapamento. Quando o sistema de exaustão possui vazamento para dentro do veículo, é preciso reparo imediato. Isso porque os gases emitidos após a combustão são tóxicos e podem até matar por asfixia.
Neste caso, abra imediatamente as janelas e deixe o ar circular.
O manual do Ford Ka informa: “Vazamentos no escapamento podem resultar na entrada de fumaça prejudicial à saúde e potencialmente letal no habitáculo. Se você sentir cheiro de fumaça do escapamento dentro do veículo, leve-o para uma inspeção imediata. Não dirija se você sentir cheiro de fumaça do escapamento”.
Fezes de aves ou combustível na pintura
Estacionou embaixo de uma árvore e quando voltou percebeu fezes de aves na pintura do carro? Leve-o imediatamente ao lava-jato mais próximo. Apesar de não apresentar risco à segurança do condutor, a pintura do veículo pode ser danificada.
O manual do Renault Sandero diz que: “excrementos de aves produzem uma reação química com a pintura, podendo até provocar sua descoloração. É obrigatório lavar imediatamente o veículo para eliminar estas manchas, pois é impossível fazê-las desaparecer com um simples polimento”.
A situação se repete com respingos de combustível na pintura, tão comuns na hora de reabastecer o tanque.
“Combustíveis em contato com a pintura do veículo podem causar danos permanentes. Por isso, remova imediatamente todo combustível que entrar em contato com a pintura”, diz o manual do Hyundai HB20.
Motor engasgando após abastecer
Infelizmente, a adulteração de combustível é uma prática comum em alguns postos brasileiros. A gasolina “batizada” com solventes é nociva aos componentes do motor, e suas consequências, como falhas e perda de potência, podem ser notadas logo após sair do posto.
“Se, durante a condução, o motor funcionar de forma irregular ou ocorrerem solavancos, isto poderá ser atribuído a um combustível de qualidade ruim ou insuficiente, por exemplo”, diz o manual do SUV compacto Volkswagen Nivus. “Reduzir imediatamente a velocidade e procurar a concessionária Volkswagen ou empresa especializada mais próxima, conduzindo somente com rotação média e com baixa demanda do motor”, complementa a montadora.
Luz de alerta do airbag acesa
Os airbags são equipamentos de segurança obrigatórios no Brasil e salvam vidas diariamente. Por isso, esse problema não pode ser ignorado.
Se a luz de airbag do seu veículo permanece acesa após a partida do motor, é sinal que chegou a hora de visitar o mecânico.
“Quando a luz de controle do airbag permanecer acesa, há avarias no sistema de airbag. É possível que ele seja acionado de forma imperfeita, não seja acionado ou seja acionado inesperadamente, o que pode causar ferimentos graves ou fatais”, aponta o manual do Volkswagen Nivus.
Freios fracos ou insuficientes
Com segurança não se brinca. Com os freios, não pode ser diferente. O sistema de frenagem também possui luz própria no seu painel. Mas o que fazer se o freio estiver falhando e você precisar chegar à oficina?
Dirija sempre em baixíssima velocidade e esteja pronto para calcular maiores distâncias para frear o veículo. Além disso, pressione o pedal até o fim, se for necessário.
“Se algum vazamento for encontrado, se a luz de advertência permanecer acesa ou se os freios não funcionarem corretamente, não dirija o veículo. Recomendamos levar o veículo a uma concessionária autorizada para inspeção”, alerta o manual do Hyundai HB20.
Luz da bateria acessa
Se o problema é a luz da bateria acesa, você já sabe o que fazer: mande sua mensagem para nosso WhatsApp ou ligue para a central de atendimento AE Baterias. Conte com entrega rápida e gratuita para Fortaleza e Região Metropolitana, além de instalação, certificado de garantia de fábrica e o melhor serviço da região.
Deixe uma resposta